quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Educação para todos.


Com base nos inúmeros documentos que foram criados, podemos sim dizer que a escola é para todos. Foram grandes as conquistas, podemos ver isso lendo esses documentos, mas na prática não é possível ver essas conquistas, como sempre nos deparamos nos papeis e pessoas tomando a frente e ditando tudo o que deve ser feito, e nas pesquisas, tudo aparece “lindo e maravilhoso”. É difícil fazer comparações entre metrópoles e cidadezinhas do interior, onde o acesso a escola não é para todos, muito menos para as pessoas com necessidades especiais e educacionais.
Existe um nó que precisa ser desatado, e que nó apertado!
As pessoas ainda acham que estar integrada quer dizer incluídas. Não se pode pensar que inclusão é uma forma de assistencialismo, não é.
os avanços de muitas leis, sendo uma vitória para portadores de necessidades especiais, no entanto ainda vejo que muita coisa está só no papel. O público atendido ainda é muito pequeno, pelo menos em minha cidade isso é visível.
Será que existe uma sociedade igualitária?
Não existe sociedade igualitária isso de forma geral, muito menos para os menos favorecidos.
Ainda há muito a conquistar, mas para alcançarmos os objetivos é necessário que se reduza a corrupção e as lideranças se preocupem mais no investimento educacional focando o público geral.

(foto acima do povo Oro Wari de Guajará Mirim/Rondônia das etnias Oro Mon, Oro Nao', Oro Waran Xijem)



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